quarta-feira, 11 de maio de 2016

Observação do Trânsito de Mercúrio pelo Sol

   O clube de Astronomia Crux fez uma observação aberta ao público para mostrar o trânsito de Mercúrio pelo Sol. Foram mais de 100 entidades trabalhando simultaneamente em todo o Brasil para mostrar esse raro fenômeno. O fenômeno começou às 8h12 da manhã (horário de Brasília) e terminou às 15h42. Este fenômeno, que durou sete horas e meia é raro pois exige um alinhamento quase perfeito do    O clube de Astronomia Crux fez uma observação aberta ao público para mostrar o trânsito de Mercúrio pelo Sol. Foram mais de 100 entidades trabalhando simultaneamente em todo o Brasil para mostrar esse raro fenômeno. 

O fenômeno coeçou às 8h12 da manhã (horário de Brasília) e terminou às 15h42. Este fenômeno, que durou sete horas e meia é raro pois exige um alinhamento quase perfeito do Sol, de Mercúrio e da Terra


  Ainda pouco explorado, o misterioso Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e se encontra a uma distância média de 58 milhões de quilômetros dele. Muito pequeno (seu diâmetro é de 4.780 quilômetros), dá a volta ao Sol em 88 dias. Portanto, passa a cada 116 dias entre a Terra e nossa estrela. Mas, devido à inclinação de sua órbita ao redor do astro em relação à órbita terrestre, parece que se encontra acima ou abaixo do Sol na maior parte do tempo. Por isso, o trânsito de Mercúrio à frente do Sol é pouco frequente: há 13 ou 14 em cada século. O último ocorreu há dez anos. Os próximos serão registrados em novembro de 2019, novembro de 2032 e maio de 2049.


   Nosso clube fez observações em Macaé (Cidade Universitária), Rio das Ostras (Praça do Centro) e Quissamã (Instituto Federal Fluminense), sendo esse último uma parceria com o projeto Aprendendo a Olhar o Céu - parte3 do IFF Campus Quissamã.



Veja as fotos das observações!



Foto tirada pelo membro do CAC Gustavo Strauss durante o trânsito de Mercúrio ( lado esquerdo do sol).




   Fotos da observação de Rio das Ostras:














Fotos da observação de Macaé: 


































Fotos da observação em Quissamã:























 Fontes: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/05/transito-de-mercurio-planeta-passa-na-frente-do-sol-nesta-segunda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário