quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sonda da NASA descobre 833 planetas, 104 deles com possibilidade de vida

Em meio esse universo imenso, é difícil acreditar na possibilidade de somente o planeta Terra possuir vida. Não conhecemos nem nosso próprio planeta direito, muito menos o universo. A NASA há muito tempo investe na busca de novos planetas para assim achar um que tenha as condições necessárias para abrigar vida, e essa busca teve um grande impulso anteontem (4 de novembro), com a descoberta de centenas de planetas alienígenas recém descobertos pela sonda Kepler, da NASA, incluindo 104 que poderiam suportar a vida.





   O número total de candidatos a planetas subiu para 3.538. Dos 104 planetas na zona habitável, 10 deles são do tamanho da Terra, segunda os cientistas.

   A sonda Kepler, lançada em 2009, teve como objetivo determinar que fração de estrelas na Via Láctea abriga planetas do tamanho da Terra que orbitam a zona habitável. Agora, os cientistas estão à beira de responder a essa pergunta.

   O telescópio Kepler passou os últimos quatro anos olhando para um pedaço do céu na constelação de Cygnus, identificando variações minúsculas no brilho das estrelas, o que indica que um planeta está cruzando a sua frente.

   E uma variedade muito grande de planetas foi detectada, incluindo "Júpiteres quentes", mundos gigantes gasosos que orbitam perto suas estrelas hospedeiras, mundos gelados semelhantes a Netuno, e as chamadas "Super-Terras".

   O Kepler parou de funcionar no dia 11 de maio, quando sofreu uma falha na segunda das quatro rodas de reação. Mas os cientistas vão continuar explorando as vastas quantidades de dados já tomadas para encontrar novos planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário