Fizemos um lançamento de foguete apenas com empuxo!
Saída do foguete |
Mas como fazer um foguete com empuxo?
Nós do projeto, pesquisamos alguns métodos de fazermos o nosso foguete, e montamos um foguete próprio, que utiliza apenas materiais fáceis de se encontrar.
Começamos com uma garrafa pet, água e uma rolha para "tampar" a garrafa pet. Fizemos um buraco nessa rolha (Aquelas rolhas de vinhos), para colocar um pino de encher câmara de bicicleta. E depois, apenas bombeamos ar para dentro da garrafa. Enquanto um segurava a rolha para o ar não vazar (Nosso primeiro teste não estava muito bom, confesso), o outro bombeava ar para dentro da garrafa com uma bomba de encher pneu de bicicleta. O resultado? Inesperado! O foguete tinha ido a cerca de 10 metros! Porém, o foguete subia e ficava girando em todas as direções e sentidos, perdendo totalmente sua velocidade e sendo levado pelo vento quando chegava em sua altura máxima.
Percebemos que poderíamos melhorar e muito o foguete. Mas como?
Foi ai que pensamos em dois pontos essenciais. O centro de massa, e suas asas.
Montamos tudo no núcleo de pesquisa do IFF - Macaé. E nos preparamos para o lançamento na quadra do IFF. O resultado? Veja você mesmo!
Obs: Esse foi o segundo lançamento naquele dia, o primeiro vídeo ocorreu um espanto tão grande que houve palavras de baixo calão que preferimos não postá-lo.
Agora nosso projeto pretende fazer um campeonato de foguete no IFF- Macaé. Então deixaremos para todos que quiserem aprender o nosso método do lançamento de foguetes para quem quiser testá-lo.
Materiais:
2- Garrafas Pet
1- Rolha
1- Pino de câmara de ar
1- Tesoura
1- Fita isolante
1- Caixa de Papelão (Bem menos que isso).
1- Bilha (Pesada)
1- Bexiga (Aquelas de festa)
1- Bomba de encher pneu
1- Furadeira
Voluntário e Bolsista após a montagem do foguete.
Primeiro Passo: Cortar metade de uma das garrafas e encaixá-la na outra (Pra isso as 2 garrafas devem ser as mesmas (Ou de coca, ou de fanta, ou de guaraná, etc.). Agora você pega a bilha e coloca dentro da bexiga. Essa bexiga você coloca pela parte de dentro da garrafa que você cortou e puxa o bico da bexiga (Aquele que você assopra), pelo gargalo e fecha a garrafa. (Caso não compreenda, observe a parte de cima do nosso primeiro foguete que foi feito com plástico e não com bexiga).
Segundo Passo: Use a fita isolante para prender uma garrafa na outra.
Terceiro Passo: Corte a asa para o seu foguete. Nós fizemos asas de papelão duplas e colamos umas nas outras com fita isolante. Obs: Dobre o final da asa (a parte que encosta na garrafa pet) para colocar fita isolante entre a asa e a garrafa.
Quarto Passo: Pegue sua rolha e fure no meio dela (Utilizamos uma furadeira para isso), e encaixe o pino da câmara de ar e deixe o bico para fora (exatamente igual fica na câmara de bicicleta). Obs: Nós colocamos fita isolante em torno dela depois que furamos, para ela não se desfazer.
Quinto Passo: Encha 1/3 da garrafa pet de 2 litros com água.
Agora o que fazer?
Colocar a rolha na garrafa pet (Enroscar bem!). Prender uma bomba de bicicleta e bombear. Enquanto um segura o outro bombeia. Vai ter uma hora que quem estiver segurando não conseguirá mais, e o foguete vai subir!!!!!!!
Pensem que vocês podem utilizar diferentes tipos de materias para fazer o lançamento de foguetes. Nós só escolhemos os mais acessíveis a nós.
Peço que mandem dúvidas e sugestões ao nosso email caso consigam ou tenham interesse em fazer.
Boa sorte!
Advertências:
1- Não lance isso de modo algum em uma zona urbana!!!!! O impacto é muito grande e pode causar danos a quaisquer coisas em que ele se chocar.
2- Observe a direção do vento. Normalmente o vento direciona o foguete, então, se tentar lançar diretamente contra o vento, seu foguete terás de ter o centro de massa e as asas perfeitas, caso contrário entrará em colapso e cairá rapidamente (O que já aconteceu com o nosso).
3- Quando forem lançar, segurem a rolha para dar mais pressão dentro da garrafa.
4- Preferencialmente usem uma bomba com manômetro. A garrafa pet aguenta 80~100 psi antes de estourar. Utilizamos cerca de 50~60 psi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário